Logótipo STFPSN
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS DO NORTE
Trabalhadores do Sector Social fazem greve no dia 21 de Outubro

26 Set. 2022 às 15h16

Trabalhadores do Sector Social fazem greve no dia 21 de Outubro

O Governo anualmente negoceia com as instituições do sector social a actualização dos acordos de cooperação. Entre 2019 e 2021, estes acordos foram reforçados em 11%. Agora em 2022, foram novamente actualizados em 3,6% para a generalidade das respostas sociais e foram reforçados em 8% para os ERPI e em 12% para os Centros de Dia mas, mais uma vez, estes valores não revertem para os que diariamente trabalham no sector e executam as funções sociais do Estado.

Os trabalhadores do sector social, não podem continuar a aceitar que, ano após ano, os seus salários, as suas competências profissionais e as suas condições de trabalho sejam sistematicamente desvalorizadas e desconsideradas sob o pretexto da inevitabilidade e da sustentabilidade.

Não podemos aceitar que os trabalhadores percam salário e poder de compra e as instituições recebam apoios extraordinários do Governo para fazer face ao aumento da inflação e do custo de vida, com retroactivos a Janeiro.

Os trabalhadores do Sector Social decidiram avançar com uma greve e concentração frente ao MTSSS no próximo dia 21 de Outubro e as inscrições para transporte podem ser feitas em:

https://forms.gle/mmK5V2WHS4nLgYob8